terça-feira, 12 de abril de 2011

O Brasil na 2ª Grande Guerra Mundial

Os mais de 25 mil soldados brasileiros que desembarcaram na italia, em junho de 1945, não formavam um exercito experiente. A maioria vinha de familias humildes e tinha pouco treinamento. Além disso, o uniforme era inadequado para a temperatura, uma vez que a Europa vivia o pior inverno dos últimos 50 anos. 
Com frio, os soldados brasileiros tiveram que aprender a lutar no front.
Apesar das dificuldades, os brasileiros eram conhecidos pela coragem. Conta-se que um oficial norte-americano teria declarado que os brasileiros eram verdadeiros "demonios", avançando contra o inimigo. Os brasileiros com seu jeitinho , também se sobressaiam quando a situação não se encaixava nos manuais. Quando os aliados conseguiam um rádio nazista, geralmente era um brasileiro que primeiro conseguia opera-lo.
O Brasil venceu importantes batalhas, como a de monte castelo e montese. 
Também fez prisioneiro um batalhão alemão inteiro, façanha que não foi repetida nem pelos militares norte americanos

Os aviadores brasileiros também tiveram destaque nos ataques aliados. Os aviões brasileiros traziam o desenho de um avestruz e a expressão "Senta a pua!"

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, continue a divulgar a memória da nossa grandiosa FEB. O meu blog O RESGATE FEB está a sua disposição. abraço. Henrique Moura

    ResponderExcluir